QUANTO COBRAR POR SUA HORA DE TRABALHO DE DESIGNER?
Às vezes pensamos o quanto cobrar, mas ficamos com receio de passar o valor e perder o Cliente. É dureza, eu sei!
E se fosse só essa dúvida até que estaria bom, mas a partir dela começa a desencadear várias outras como:
“Afinal, quanto cobrar pelo seu job?”
“Tô cobrando muito?”
“Será que é pouco?”
“Tô com medo de mandar aquele orçamento e perder o “trampo”
Por isso nesse artigo vamos falar um pouco sobre o valor hora de um designer e também vou aproveitar para te passar um Box com documentos e planilhas para te ajudar a eliminar completamente essas dúvidas.
Como definir qual o valor hora de um designer?
Apesar de não existir uma fórmula mágica para definir o valor hora de um designer, você pode ficar atento há alguns pontos importantes antes de definir o quanto cobrar.
A seguir vamos falar sobre esses custos utilizando o caso de um Designer freelancer.
Qual o seu custo?
Você deve colocar na ponta do lápis quanto você gasta por mês. Nesse calculo você deve colocar todos os seus gastos, sejam eles fixos ou variáveis. Veja o exemplo a seguir:
Custos fixos – aqui você lista tudo o que você precisa pagar todo mês, ou com frequência.
- Aluguel;
- Luz;
- Internet;
- Celular.
Custos variáveis – gastos que não são frequentes e que variam de acordo com outros fatores.
- Uber;
- Alimentação (quando vai a reuniões, por exemplo);
Equipamentos – nesse item você deve listar todos os equipamentos que você precisa para trabalhar. Também entra nessa conta os softwares e apps.
- PC;
- Notebook;
- Pacote Adobe.
Com tudo isso em mãos você terá uma real noção de quanto precisa para sobreviver. Com tais valores em mãos já temos um norte por onde começar.
A concorrência
Um dos pontos que pode ajudar a definir o valor hora de um designer é saber a média do mercado. Nem sempre é possível perguntar qual o valor hora de um designer. Sim, é um assunto delicado chegar nas pessoas e perguntar quanto elas ganham, mas tente investigar. Procure em grupos nas redes sociais, converse com profissionais mais experientes, participe de eventos onde o network acontece mais facilmente. Tente descobrir, por exemplo:
- Quanto que o teu amiguinho designer está cobrando por um job?
- Qual o valor hora de um designer freelancer na sua região?
- Qual o valor hora que as empresas pagam para um designer na sua região?
Com isso você consegue ter um noção de onde está de como está e como entrar nesse mercado.
O que você faz de bom?
Dependendo do seu trabalho, você pode adicionar mais valor. Por exemplo:
Qual é o diferencial do seu trabalho em relação aos outros profissionais?
Se apenas você tem um estilo único de desenho, e mesmo que o cliente procure, ele não encontrará outro igual a você. Portanto seu serviço é diferenciado e por isso você pode cobrar um pouco mais que o mercado.
Qual a sua experiência? Qual a sua reputação?
Quanto maior a sua reputação, maior o seu valor de mercado. Se você tem experiência comprovada e resultados efetivos para mostrar, você também pode cobrar um pouco a mais que a média do mercado.
Imagine você fazer uma cirurgia plástica com Ivo Pitanguy. Imaginou?
Agora imagine a mesma cirurgia com um médico recém formado. Qual seria mais barato? E qual você sentiria mais confiança? Acredito que nem preciso responder essa questão, né?
Agora imagine a mesma cirurgia com um médico recém formado. Qual seria mais barato? E qual você sentiria mais confiança? Acredito que nem preciso responder essa questão, né?
O fato que quanto maior for a sua reputação e quanto melhor e maior for o seu diferencial, mais caro você pode cobrar.
Valor hora de um designer?
Você pode começar um job do zero, lançar o contrato para o cliente, montar o briefing, mandar o orçamento, iniciar o job com muito mais organização e sobrando tempo para prospectar mais clientes. Além de finalizar completamente o trabalho, temos como gerar um lead de contato de novos possíveis clientes.
Show, não é?
Na parte de Valor Hora e Job é onde você vai conseguir achar um preço justo para evitar dores de cabeça com valores. Essa parte lhe auxiliará a não vai ficar pensando “será que ta ruim o preço? será que vão aceitar?”
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